Edmar Arruda quer incentivo para as universidades estaduais

10/08/2017

Contente com a aprovação, na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), do projeto de lei da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) que autoriza a criação de fundos patrimoniais para universidades federais, o deputado federal Edmar Arruda (PSD) quer ir além. O parlamentar paranaense quer que as universidades estaduais também possam receber esse incentivo.

O projeto, que ainda vai ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, prevê benefícios fiscais para as pessoas físicas que fizerem doações como forma de apoio às instituições da rede federal de ensino superior. Ex-alunos e empresários, por exemplo, podem doar valores a essas universidades. Com base nesse projeto, o deputado Edmar Arruda planeja apresentar proposta, idêntica a esta, porém incluindo as universidades estaduais.

“Do total de alunos de instituições públicas do Paraná, 80% são de universidades estaduais e, por isso, elas precisam ser incluídas nesse incentivo”, defende o deputado. Ele vê o projeto como precursor de um novo rumo para as universidades que, com os fundos patrimoniais, poderão investir em pesquisa. Citando o exemplo dos Estados Unidos, onde há incentivo para que parte das heranças sejam doadas para universidades, o deputado apontou que os países desenvolvidos começaram a se desenvolver exatamente quando suas universidades investiram em pesquisa.

Mais Notícias Ver todas as notícias